Departamento Pessoal

Neste curso o aluno conhecerá o que é Departamento Pessoal. Aprenderá todas as etapas que envolvem a rotina e o ciclo da relação entre Empregador e Empregado. Desenvolverá competências para avaliar os tipos de contratações utilizadas no mercado de trabalho, os períodos e jornadas de trabalho. Aprenderá também a calcular horas extras, salários, encargos, benefícios, férias e muito mais.

Veja o também o curso completo de Rotinas administrativas

 

Conteúdo programático

 

Aula 1 - Conceitualizando Departamento Pessoal

Introduzir o curso ao aluno apresentado os conceitos utilizados no ambiente de Departamento Pessoal. Abordar a relação entre os diversos tipos de empregados e empregadores.


Aula 2 - Admissão e Registro de funcionários

Apresentar as etapas de contratação de um empregado, abordando as rotinas de exames e documentos necessários para a admissão do mesmo. Irá conhecer também a formas de registro de empregados e as alterações e anotações utilizadas na CTPS.


Aula 3 - Contratos de Trabalho

Abordar os principais tipos de contratos de trabalho aplicados no mercado. Apresentar os documentos importantes e obrigatórios utilizados no processo de contratação, bem como os utilizados na preservação da saúde e da vida do funcionário.


Aula 4 - Jornada de Trabalho

Explicar a classificação das jornadas de trabalho, seus conceitos e prorrogações. Orientar sobre a aplicação das horas extras e outros adicionais como trabalho noturno.


Aula 5 - Folha de Pagamento

Apresentar o descritivo das folhas de pagamento, demonstrando a aplicação de salários, encargos e adicionais, bem como descontos e proporcionais de benefícios.


Aula 6 - Férias

Conceituar férias, períodos de prescrição e suas modalidades. Tratar as causas da perda desse benefício e esclarecer dúvidas sobre a definição de ausências justificadas e injustificadas. 


Aula 7 - Rescisão

Nessa aula o aluno aprenderá que existem diversos tipos de rescisão de contrato de trabalho, além de alguns motivos que faz com que o trabalhador interrompa o seu trabalho. Além disso saberá que quando há uma rescisão o empregador e empregado possuem deveres e direitos para cumprir.