Criação de games com Blender Game Engine

 

Tem como objetivo apresentar os princípios básicos utilizados para a criação de jogos eletrônicos. Para tanto será utilizada uma ferramenta integrada de modelagem 3D, Renderização e Programação de Jogos, o Blender. Esse software é disponibilizado em uma licença freeware. Durante o curso o aluno aprenderá os conceitos básicos de cenas e objetos, as propriedades e características de um objeto e suas ferramentas de manipulação e edição. Ao final do curso o aluno estará apto a criar um jogo em 3D completo.

 

Conteúdo programático

 

Aula 1 - Primeiros passos

Nesta aula o aluno irá conhecer a interface da Game engine do Blender. Aprenderá os conceitos básicos para a criação de um jogo e iniciará a criação de um cenário.

 

Aula 2 - Criando cenário

Nesta aula o aluno irá conhecer os procedimentos para se mapear um objeto 3D. Irá tratar o dimensionamento das faces de um objeto e sua relação com a camada de textura. Conhecerá o editor de texturas do Blender e aplicará o mapeamento de imagens sobre o cenário construído.

 

Aula 3 - Transparência e materiais

Nesta aula o aluno irá aprimorar seus conhecimentos no mapeamento de objetos 3D. Aprenderá a tratar texturas que possuem elementos de transparência e a utilizar addons de importação.

 

Aula 4 - Mapeamento um objeto complexo

Nesta aula o aluno irá aprender a preparar um objeto 3D para um mapeamento complexo.

 

Aula 5 - Armature e rigging (estruturas de animação)

Nesta aula o aluno irá aprender o que é e como criar uma estrutura de animação para um personagem humanoide. Irá entender o que é Rigging e aprender a utilizar o Rigify. Além disso, o aluno irá aprender a preparar controles personalizados para facilitar o processo de animação.

 

Aula 6 - Criando uma animação

Nesta atividade prática o aluno deverá abrir o arquivo do personagem criado na atividade anterior e, utilizando as técnicas de animação demonstradas durante a aula, criar uma animação simples.

 

Aula 7 - Importando personagem e configurando dinâmica.

Nesta aula o aluno irá aprender a importar um personagem pronto para o seu ambiente de jogo. Irá aprender os conceitos física e como incorporar a dinâmica essencial de um jogo ao seu personagem.

 

Aula 8 - Criando lógica e comandos de ação

Nesta aula o aluno irá aprender como trabalhar com a lógica do Blender Game Engine. Irá conhecer os tipos de sensores e atuadores disponíveis no painel Game Logic e atribuir a lógica aos controles do personagem do game.

 

Aula 9 - Criando objetos de interação

Nesta aula o aluno irá aprender a criar um novo objeto e inserir um recurso lógico para criar uma animação do tipo rotação no mesmo.

 

Aula 10 - Criando um contador

Nesta aula o aluno irá aprender a criar um contador ao jogo. Aprenderá também a posicionar esse contador junto da câmera do jogo, de forma que ele esteja sempre visível e continue somando os pontos do personagem.

 

Aula 11 - Configurando câmera e ajustando cenário

Nesta aula o aluno irá aprender a configurar a câmera do jogo. Além disso irá adicionar alguns detalhes importantes para o cenário.

 

Aula 12 - Criando menu e telas de interação

Nesta aula o aluno aprenderá a tela inicialização e de finalização do jogo. Além disso, aprenderá também a fazer as lógicas que envolvem o objeto do jogo.

 

Aula 13 - Finalizando o game para distribuição

Nesta aula o aluno aprenderá a criar uma sequência lógica para determinar a vitória e conclusão do evento de jogo. Aprenderá também a finalizar um projeto e exportá-lo como um arquivo executável.